O tratamento ortodôntico é bastante indicado a pessoas que necessitam melhorar a oclusão, ou seja, o perfeito encaixe entre os dentes, intimamente ligado à relação do movimento mecânico entre os maxilares. Entre os benefícios da correção oclusal com a Ortodontia estão a melhoria das funções orais e da harmonia facial.
São vários e distintos, porém, correlacionados, os problemas consequentes da má oclusão. Dentre eles estão: problemas articulares e estéticos, alterações no crescimento; e a causa de dores em regiões da cabeça, do pescoço, costas, ombros; também estão entre eles a dificuldade de higienização dos dentes, doenças periodontais – que se caracteriza pelo comprometimento das cavidades gengivais em torno do dente –; e, ainda, pode causar cárie, uma doença ocasionada pela presença em contato prolongado de bactérias com o dente que, sem a remoção correta, comprometem a estrutura dental, levando, inclusive, à sua perda.
O tratamento ortodôntico em adultos pretende solucionar problemas relacionados, principalmente, à relação oclusal fisiológica. Numa abordagem voltada a eliminar as causas em torno da queixa do paciente, que reclama, comumente, de questões relativas à estética e do comprometimento da função, ligadas a regiões relacionadas da arcada dentária.